quinta-feira, 17 de junho de 2010

Oi Maria Suzi! Fala Lilia Maria!

Era assim que, por muitos e muitos meses, o meu dia começava.
Nada de Maria Suzi. Era apenas Suzi, ou Suzete.
Nós nos conhecemos em 1989. Ela trabalhava no Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação e eu no CPD. Nesta época participamos do grupo que desenvolveu o primeiro projeto de Informática Educativa em escolas públicas na América. Na homologação do projeto Genesis pelo então Secretário da Educação, Prof. Paulo Freire, estávamos juntas. Lembro-me bem da nossa conversa com ele. Falamos dos nossos sonhos e perguntamos a ele quanto poderíamos sonhar, qual era o limite para os nossos sonhos. Ele nos respondeu com uma pergunta: -Há limite para o sonho? Ele era realmente uma pessoa iluminada.
Depois disso eu acabei indo trabalhar (e sonhar) na Secretaria da Cultura. Acabamos nos afastando um pouco, mas o carinho continuava o mesmo.
Em 93, quando iniciou o governo Maluf, durante o “caça às bruxas”, não saímos ilesas. O que pesava contra nós era justamente o projeto que Genesis. Eu tive um advogado de defesa perfeito. Voltei para a Secretaria e coloquei algumas pessoas sob as minhas asas. A Suzi era uma dessas.
Como morávamos próximas, todos os dias íamos trabalhar juntas. Esse era o nosso bom dia:
- Oi Maria Suzi! Fala Lilia Maria!
Com o tempo formamos uma dupla imbatível. Sob orientação do pessoal da PRODAM desenvolvemos um Plano Diretor de Informática envolvendo todos os âmbitos da SME. Um trabalho primoroso. Viramos modelo para toda a PMSP.
Em 94 prestei concurso para ser analista de sistemas sênior na UNESP. Mesmo assim continuávamos indo e voltando juntas. Com a minha saída o grupo ficou meio enfraquecido e aí a Suzi se aposentou e foi trabalhar na SUCESU.
Vivemos um período bastante conturbado. Ela com problemas em casa e eu com problemas com a chefia. No fim ela pediu demissão na SUCESU e foi cuidar da filha e eu pedi exoneração na UNESP e voltei para a Educação.
Nós nos víamos sempre. Ela acompanhou o meu processo de separação e eu o seu processo de degradação.
Por fim ela acabou tendo um AVC e hoje ela não mais aquela mulher exuberante, dona do mais belo par de olhos azuis que eu já vi. Aliás, os olhos eram tão bonitos que o Andre Pitkowski chegou a perguntar a ela em tom de brincadeira, quantas vezes ela havia entrado na fila dos olhos para que Deus lhe desse este.
As minhas histórias com a Suzi certamente renderiam um livro que teria desde o humor sarcástico até dramas shakespearianos.
Hoje Suzi está aniversariando. Parabéns Maria Suzi! Um beijo da sua amiga Lilia Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário