sexta-feira, 16 de julho de 2010

A senha SECRETA...

Em 1997, Dona Marisa Bernardo, na época responsável pela informática de SME, me propôs um desafio. Eu tinha menos de uma semana para colocar no ar a primeira página da Internet para a Secretaria. . Ela seria inaugurada no primeiro dia do Educando/97. Educando era um congresso/feira de educação organizado pela SUCESU . Eu nunca havia feito uma e tinha uma vaga idéia de como as coisas aconteciam.
Naquele dia eu grudei no rapaz que compunha as páginas da UNESP e procurei saber pelo menos por onde deveria começar. Ah! Sim... Nesta época eu era Analista de Sistemas da Coordenadoria Geral de Bibliotecas das UNESP.
À noite, depois de uma jornada de oito horas de trabalho, eu encarava mais quatro em SME.
Normalmente eu trabalhava no meu notebook, pois a Secretaria não tinha computadores disponíveis para todos. Mais ainda, não havia rede instalada na PMSP, nem modem’s para acesso à Internet via linha discada. Além do meu notebook ter um modem, eu dispunha de acesso via UNESP ou RNP. Eu não sei se a PMSP era precária ou se eu é que era muito chique.
Pois então, comecei a estruturar a página naquele dia. Hoje seria muito fácil, há ferramentas para tudo. Na época não havia nada. Tinha que fazer “na unha”. Pedi para a Marisa arrumar um micro e alguém para trabalhar comigo. Ela me apresentou para uma funcionária da Prodam, Ivone Daris, e propôs que dividíssemos o computador.
No dia seguinte, logo cedo passei na Secretaria para colocar no micro o que já havia feito para a Ivone checar. A máquina tinha senha. Voltei na hora do almoço e comentei sobre a senha. A Ivone toda séria me diz:
- A senha é secreta.
Sim, senha é coisa sagrada. Como eu digo sempre, senha é pessoal e intransferível! Mas eu precisava trabalhar e não queria usar meu notebook. Enfim... se ela não queria dar a senha... Paciência...
No outro dia encontro a Ivone.
- Oi Lilia, vc não está usando o micro?
- Não, né... tem senha...
- Sim, a senha é secreta.
- Pois é, se é secreta não tem como eu saber...
- Não! A senha é SECRETA. Secreta é a senha... e caiu na gargalhada.
Adorei a idéia.
Pena que acabei perdendo a Ivone por aí.
Só para terminar, consegui fazer a página. Não ficou lá essas coisas, mas diante da precariedade do material que eu dispunha, até que ficou bem interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário