quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Amor e Paixão

Paixão é verso,
Amor é poesia.
Paixão é vendaval,
Amor é calmaria.

Esta foi uma das respostas que postei hoje no Facebook à pergunta proposta pela Marcia Pitta: - Alguém sabe me dizer a diferença de amor e paixão? Como responder? Achei que este post ia bombar. Quando se trata de falar destes sentimentos todo mundo vira doutor... Quem nunca curtiu uma paixão? Quem nunca viveu um grande amor?

Apesar de ser uma eterna apaixonada e de amar o amor, creio que ainda tenho muito que aprender. Nem sei se algum dia estarei pronta para falar algo definitivo sobre estes dois sentimentos que podem caminhar juntos, se completarem ou estar numa mesma linha se alternando conforme a situação.

Quando se fala de amor e paixão, automáticamente a imagem que nos vem é de um casal que compartilha de forma sublime estes dois sentimentos. São os esteriótipos herdados da educação que recebemos. A minha geração sofreu quase que lavagem cerebral para interiorizar que amor é sagrado e que sexo é pecado. E a paixão acabava sendo quase que um sinônimo de luxúria, um dos sete pecados capitais. Mas não é só disso que quero falar.

Aqui cabe uma reflexão. Quantas vezes ouvi alguém dizer: - Amo arroz com feijão! Tudo bem... Mas... - E o arroz com feijão? Ele ama você? Aí vem a cara de interrogação... Dizer isso é muito diferente de dizer – Marcia, eu amo você! A Marcia pode até me amar (ou não!). Mas há a possibilidade. Mas isso não significa que quero ter com a Marcia uma relação diferente da de amizade. Claro que vou ficar feliz quando encontrá-la, vou abraçá-la, os três beijinhos tradicionais, perguntar da vida, da família, dos amores... (e olha ele aqui de novo!) Eu posso amar a Marcia, mas não vou ter nenhuma idéia romântica... afinal do que ela gosta eu gosto também... Quer dizer... Mais ou menos... Se bobear ela monta um asilo e eu... Bem, eu estou mais para creche... – maldade do Herera e da Glorinha...

Mas voltando ao tema central e deixando de lado as confidências (ou maledicências para ser mais clara), creio que o amor pode até ser descrito matemáticamente (olha só a minha paixão!) como uma função não linear. Um dia se ama mais, no outro se ama menos, numa época o amor é muito e de repente ele pode virar muito pouco. Ele pode tender a zero no limite da situação, mas não sei se ele chega a zero não, pois se a zero chegar, deixa de ser amor e vira um outro sentimento que não é amor não.

Será que um dia a gente deixa de amar? Eu acho que não. Por experiência própria digo, sem medo de errar: nem a morte mata o amor. E a paixão? A quantas anda a paixão? Paixão é uma coisa louca, arrebata, explode, te deixa de quatro... A gente ri, canta, dança... Parece que o coração não cabe no peito... Paixão é prender a respiração e morrer de tesão...

Amor e paixão podem ou não caminhar juntos, mas se estiverem na mesma hora e no mesmo lugar, nada pode ser mais incrível, mais gratificante.

Marcinha, não sei se repondi a sua questão, mas me deu um prazer incrível filosofar em cima de um tema tão gostoso.


Lilia Maria

3 comentários:

  1. Adorei seu texto, realmente é assim que acontece... Se conseguir fazer os dois caminharem juntos nada pode ser maior.

    Bjos e parabéns pela linda postagem!

    ResponderExcluir
  2. Querida Lili,
    Quando postei a pergunta no face, confesso não imaginei que fosse inspirar alguém. Mas a felicidade se deu quando houve respostas diversificadas do mesmo assunto entre você e Sandrinha.Ambas creio que com total razão.
    Você com toda sua delicadeza no papel, ora em tela, conseguiu expor sentimentos de forma íntegra e com uma volumosa sensibilidade que hoje em dia não mais encontramos nas pessoas.
    Há uma forte preocupação nas pessoas em serem mal interpretadas e com isso temem escrever. A emoção de saber-se interpretado corretamente através de linhas soltas no papel é algo muito favorável para quem escreve. Mas se, por outro lado, a interpretação não for à esperada, valeu da mesma forma, pois as linhas soltas foram assim mesmo concretizadas. Esta é a razão da liberdade de escrever
    Voltando no seu jeito de brincar com as palavras, tomou o papel, ora tela, e falou até do amor que temos por amigas. Isto simbolizando o amor que temos por tudo que representa Vida. Sim, porque creio que amar não é apenas desejar. O desejo é meio que paixão. Amar é meio que querer ter sem querer possuir. Amar é libertar.
    .
    No momento em que li esta postagem me deu uma imensa vontade de mostrar-lhe o quanto me senti envaidecida e orgulhosa por ter conseguido despertar em você o prazer incrível de filosofar em cima de um tema que você disse ser tão gostoso. Na verdade com a facilidade que você tem de brincar com as palavras, qualquer tema lhe despertaria algo que gerasse frutos gratificantes, porém foi a minha questão que lhe propôs este foco. Mas não quis responder de pronto, queria pensar para escrever e fui viajar. Só agora na volta posso postar e agradecer que você conseguiu sim responder com casta a pergunta que fiz.
    Obrigada amiga!
    Quanto a eu gostar de asilo e você de creche, devemos dizer para o Herera e para a Glorinha que asilo pode ser acolhimento, podemos acolher alguém de qualquer idade, até os novos sentem necessidade de acolhimento. Quanto a Creche é educandário, escola, ensino... Em qualquer idade devemos estar prontos para aprender, até os mais idosos.
    Quero dizer com isso que o amor é alma e não tem cronologia na alma.
    Márcia Ribeiro Pitta

    ResponderExcluir
  3. Marcinha,
    Obrigada pela palavras. Cada vez que você comenta algo que escrevo mais vontade e prazer tenho ao escrever.
    Brincar com palavras é uma coisa que me encanta, brincar com idéias estimula mais e mais a minha imaginação.
    Quando comecei a escrever o post queria dar uma idéia mais universal de amor e paixão, mas ficou só no ensaio, no arroz com feijão, na amiga que eu amo.
    Eu queria fazer um ensaio matemático, e não saiu...Estou aqui escrevendo e imaginando um monte de gráficos ilustrando a questão. Mas acabou saindo alguma coisa bem do fundo do meu apaixonado coração.
    bjs

    ResponderExcluir