sábado, 1 de janeiro de 2011

Promessa de ano novo

Depois de uma noite não dormida, pego o jornal na soleira da porta e leio o editorial: Desafios da presidente. Vou lendo rapidamente tudo que está escrito sem muito entusiasmo e sem prestar muita atenção. Não entendo de economia, de política industrial, internacional... Nesta altura da minha vida nem sei se quero entender... Estou assonada demais para pensar nessas coisas...
De repente paro no antepenúltimo parágrafo:
“É na educação, contudo, em que pesem as melhorias pregressas, que mais se precisa avançar. O conhecimento é a principal ferramenta de redução de desigualdades. Dados recentes indicam que apenas 43% dos engajados no mercado de trabalho concluíram o ensino médio. E somente 11% têm diploma de nível superior. Cerca de 15% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola, que oferecem ensino ruim, como provam as notas de jovens brasileiros em teste internacionais.
A presidente Dilma Rousseff deveria assumir metas como garantia de que antes de 2014 todas as crianças sejam alfabetizadas até a idade de 8 anos. É preciso levar à escola todos os que têm entre 4 e 17 anos e responder à demanda por creches. Cabe ainda ao governo federal liderar movimento de reciclagem do professorado e de melhoria de sua péssima situação salarial.”
Eis a minha dissertação de mestrado... É aqui que ela se torna importante... E aí Dona Lilia Maria!!!???? Que tal parar de sonhar na frente da telinha do seu computador e pegar firme para terminá-la? Qual é o problema???
Não sei responder... Travei... E não é porque fico sonhando com o meu lindo amor quase (im)possível... Estava travada muito antes dele aparecer. Estava travada quando quase abandonei tudo antes da qualificação. Luiz Fernando me reconduziu de volta ao trilho... Estou travada na falta de informações, na perda de mais da metade do trabalho, na minha visão da não novidade dentro daquilo que me propus a fazer...
Estou no ponto de inflexão... Ou a curva desce em direção ao eixo das abscissas ou sobe ao infinito... Ficar estável como uma função constante já estou... Que me perdoem os leigos que possam ler esta postagem... Isto é a boa e velha matemática aflorando em meus poros...
É aqui que me vêm a imagem do Prof. Waldyr Oliva me dizendo há dois anos passados que eu deveria ter feito o mestrado no IME-USP, minha casa de origem...
Mas não adianta chorar o leite derramado. O que está feito, está feito. Tenho apenas que sair dessa inércia. Então a promessa não é de ano novo, é da semana que vem... Tenho que arrumar a casa, a cabeça, a estrada e o coração e acabar finalmente este trabalho seja lá como for...

Lilia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário