terça-feira, 1 de setembro de 2009

Geotecnologias na Sociedade da Informação e do Conhecimento

Sociedade da Informação é uma denominação usual para se referir ao mundo contemporâneo, mas levando-se em conta que informação é importante em qualquer sociedade e que esta importância está diretamente ligada à sua transformação em conhecimento, seria então mais adequado usar o termo Sociedade do Conhecimento (Sorj - 2003). Mas, tanto quanto a informação, o conhecimento sempre esteve presente em todas as épocas. Da mesma forma, informação geográfica ou geoinformação não é algo que apareceu com o advento das novas tecnologias. A partir do momento que o homem desenhou o primeiro esboço de mapa para registrar o local onde vivia, surgia a informação de cunho geográfico.
O termo geoinformação pode ser entendido como toda informação que tenha ou que possa ter algum vínculo com um atributo geográfico. Em outras palavras pode-se dizer que geoinformação é a informação com endereço. Neste contexto, entende-se endereço como coordenada geográfica – longitude e latitude.
Uma informação que tem aliada a si sua posição geográfica é chamada de informação georeferenciada, isto é, ela se refere ou se relaciona através das coordenadas geográficas com algum ponto da superfície da Terra.
As coordenadas são convencionalmente dispostas em um mapa, que por sua vez é também uma geoinformação (de caráter gráfico). A partir das referências geográficas podem-se agregar informações semelhantes e representá-las em mapas de forma a justificar fenômenos como, por exemplo, migração de populações, ocupação de solo, mudança da média de temperatura, e outros. Além disso, dados georeferenciados podem ser utilizados para calcular distâncias, definir caminhos, monitorar um local, enfim, há uma infinidade de aplicações possíveis que vem sendo cada vez mais utilizadas tanto nas empresas públicas e privadas como pelo cidadão comum, facilitando tarefas, gerando economia de tempo e dinheiro, etc. Porém, estas aplicações só se tornaram possíveis com o desenvolvimento das novas tecnologias. Toda tecnologia relacionada à geoinformação é muito específica e recebe o nome de geotecnologia.
As geotecnologias permitem a aquisição, processamento, interpretação (ou análise) de dados ou informações espacialmente referenciadas. Entre o que se classifica como geotecnologias estão os satélites de imagens, as câmeras aéreas, os GPS (Sistema de Posicionamento Global), as Estações Totais, os SIGs (Sistemas de Informações Geográficas), os softwares de processamento de imagens e os softwares de visualização (em 2D ou 3D) e outros.
Dominar a geoinformação e utilizar os recursos das geotecnologias garante um diferencial a projetos das mais diversas muitas áreas, sendo imprescindíveis para o controle do meio ambiente, o planejamento de cidades e a definição de políticas públicas.

Lilia Maria Faccio

Hoje é uma postagem diferente.
Este texto é a introdução do meu trabalho sobre geotecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário