domingo, 21 de junho de 2009

Envelhecer (ou amadurecer?)

Não importa a idade
O que interessa é acordar,
Olhar o espelho,
Ver as marcas do tempo
E sentir-se bela,
Mais madura,
Mais dona da vida,
Mais experiente,
Mais sábia,
E por tudo isso,
Muito mais fascinante...

Não importa que o tempo passou,
O rumo que a vida tomou,
As pedras deixadas no caminho,
As flores colhidas no campo...
O que interessa é ter cumprido a tarefa,
É ter escrito a página inteira
Antes de outra começar...

Não importa a saudade,
Não importa a verdade,
Não importa os cabelos brancos
Marcando a fronte.
O que interessa
É a vida correndo nas veias,
O dom precioso do sorriso
Que pode o rumo do dia mudar.

Lilia Maria

Nem sei quanto tempo faz que escrevi isso. A única coisa que me lembro é que estava próximo do meu aniversário. Foi uma tomada de consciência. Eu andava meio cabisbaixa, triste, pensativa... Um dia resolvi olhar para mim mesma, coisa que há muito não fazia. Fiquei um tempão olhando o espelho e relembrando momentos do passado. Aí me dei conta que as marcas do tempo não me tornam mais feia ou mais bonita, apenas denotam que vivi. E, se vivi, aprendi.
De que me adiantaria estar com a mesma cara e corpo dos 18 anos se não tivesse histórias para contar? São páginas e páginas escritas no meu livro da vida que fazem toda a diferença...
Arrumei-me para trabalhar naquele dia com muito mais vontade e cheguei distribuindo sorrisos. Quando você sorri para alguém, em via de regra, o sorriso é retribuído. É esta energia positiva, captada ao longo do dia, que faz a vida parecer (e ficar) melhor. As pessoas sisudas e taciturnas, de repente, tendem a se tornar mais envelhecidas, mais negativas. É um ciclo vicioso. Alegria atrai alegria, tristeza atrai tristeza. Desse dia em diante decidi: vou sorrir cada vez mais, vou sorrir sempre!
Recentemente, comecei a separar fotos dos meus amigos para montar um mural. De muitos tenho fotos novas e antigas, de alguns, apenas fotos antigas e de outros, fotos bastante atuais. Observando e comparando as imagens, mais uma vez percebi o poder de um sorriso. Ele traz luz a um rosto, rejuvenesce, enfeita...

2 comentários:

  1. Oi Lilia... que beleza de leitura e de lição nesses dois textos... Acho que a viagem da vida tem que ser essa mesmo... conhecer e reconhecer a beleza das coisas que estão em volta... do que se vê no espelho...

    O grande erro de muitas pessoas é esquecer de enxergar o óbvio, o próximo, e ficar focando o impossível que nos é sugerido todos os dias.
    Também é muito triste ver que muita gente boa, vive sua vida como se o tempo não estivesse passando. Ou quem sabe, sem a conciência de que está (e todos estamos) passando pelo tempo.

    Por isso gosto de ouvir a "Oração ao Tempo" do Caetano.
    Ao Tempo, um dos deuses mais lindos da cultura afro, e do tempo, que concedeu esses segundos tão importantes que usei para postar aqui e deixar registrado meu carinho e minha admiração por você !

    Um beijo do seu aluno
    Rogerio

    ResponderExcluir
  2. Uau!
    Uma mensagem linda, profunda, sensível... Mas eu não poderia esperar nada diferente quando se trata do meu aluno-poeta.
    Eu não tinha me dado conta que postar estas duas coisas juntas poderia combinar tão bem.
    Aqui eu falo que não seria nada sem as minhas histórias e o exemplo de uma delas é algo impensável para quem não viveu naquela época.
    Para nós, estudantes engajados ou simpatizantes do movimento, foram incontáveis os momentos de tensão e de atitudes que, como aquela de cantar a música proibida praticamente na frente do Presidente da República, mostrava que não iríamos esmorecer na nossa batalha.
    Não sei como andam os verdadeiros idealistas. Talvez, assim como eu, decepcionados.

    ResponderExcluir