terça-feira, 26 de abril de 2011

De volta ao ponto inicial...

Depois de ficar uma semana estudando Geometria Esférica, mais uma vez volto a dizer: Pitágoras salva!!!! Ai meu velho e bom Pitágoras, que saudades de você...
Que saudades de poder afirmar categoricamente que a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer é SEMPRE 180º... De repente me aparece pela frente um tal de triângulo esférico, que mudou a minha vida... Jamais serei a mesma... E a matemática que eu achava tão certinha, está virando a ciências do mais ou menos... É mais ou menos assim...
E bota seno, e acha cosseno, com sono ou sem sono, lá vou eu calcular a medida do arco dentro do circulo máximo, que de repente nem é círculo... É uma mera circunferência cujo raio é igual ao da esfera-mãe e que pode até ser considerada como reta dependendo da situação.
Não entenderam nada???? Nem eu... Quer dizer... Entender eu entendi, mas de que valeu?
Depois de uma semana, calcula aqui e ali, puxa no Excel e pronto... Pronto???? Nada pronto... Tudo errado... Vamos começar outra vez... Mas vou voltar ao plano original... Pitágoras salva!!!! Quer saber??? Esquecerei os tais ângulos curvos, a superfície do meu triângulo esférico, e vou fazer de conta que vivo na segunda dimensão.



Lilia Maria

Um comentário:

  1. Só pra constar...
    Minha próxima tatoo será um pentagrama, simbolo dos pitagóricos. Como dizem que elas não podem ser em número par, vou ter que pensar na terceira... Mas vamos lá, uma coisa de cada vez...

    ResponderExcluir